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APROXIMAÇÃO DA SOCIEDADE - Ministério Público Estadual lança “Carta de Serviços” ao Cidadão
Por CLÊNIA GORETH
Terça, 21 de novembro de 2017
Quando procurar o Ministério
Público do Estado de Mato Grosso, quais os serviços prestados pela instituição,
canais de atendimento e prazos para respostas são alguns dos assuntos abordados
na “Carta de Serviços ao Usuário” lançada nesta terça-feira (21) pela Procuradoria
Geral de Justiça. O material está disponível aqui
e busca aproximar ainda mais o Ministério Público da sociedade.
“A
Carta de Serviços é um documento que visa informar aos cidadãos quais os
principais serviços oferecidos pelo Ministério Público do Estado de Mato
Grosso, os meios para acessá-los e o padrão de qualidade de atendimento que se
busca alcançar. É também um importante instrumento de transparência”, ressaltou
o procurador-geral de Justiça, Mauro Benedito Pouso Curvo.
A
Constituição Federal atribui ao Ministério Público a defesa da ordem jurídica,
do regime democrático e dos interesses individuais indisponíveis. É o Ministério
Público a instituição responsável por defender os direitos do consumidor, da
criança e do adolescente, dos idosos, da família e de toda a sociedade no
território estadual. Deve , ainda, fiscalizar e zelar pela correta aplicação do
dinheiro público, pela preservação do meio ambiente e do patrimônio cultural e
pelo funcionamento dos serviços públicos, como saúde e educação.
Em
Mato Grosso, o Ministério Público está presente em todo o Estado por meio das
Promotorias de Justiça. Na Capital, a instituição conta também com a
Procuradoria Geral de Justiça. Caso o cidadão não saiba a qual unidade se
dirigir, pode contatar diretamente a Ouvidoria por telefone (127), pelo site,
por e-mail (ouvidoria@mpmt.mp.br) , via correspondência ou pessoalmente (Rua Quatro,
s/nº, Centro Político Administrativo, Cuiabá – MT, CEP 78.049-921.
“Trata-se
de um manual para que o cidadão possa se guiar quando precisar do Ministério
Público. Resume o que nós podemos fazer por você cidadão, e os endereços de
nossas sedes, inclusive seus telefones. Explicamos como funciona nossos
plantões esclarecendo como saber qual o promotor de Justiça que estará
respondendo nesse período e como fazer para contatá-lo em caso de emergência.
Para elaborá-la contamos com a colaboração de todos os membros da Instituição.
É a primeira edição da carta de serviços e todos os dias vamos tentar
melhorá-la cada vez mais, sempre pensando em facilitar a vida de quem precisa
de nossos serviços”, destacou o secretário-geral de Gabinete, promotor de
Justiça Arnaldo Justino da Silva.


